Já passou pela chateação de trabalhar com alguém mau humorado? Eu já, e o tema é mais comum do que parece.
Um dos principais indicativos das emoções humanas é o humor. Portanto, todos, sem exceção, estamos expostos a, eventualmente, ter mau humor. Mas, deixar que se torne parte da nossa personalidade é desastroso. Sobretudo no ambiente de trabalho.
Nem sempre podemos escolher com quem trabalhar. Por isso, é importante saber como lidar com o mau humor nas relações de trabalho.
Iniciei a semana com uma mentorada brasileira que mora em Portugal e divide responsabilidades no trabalho com um “mau-humorado crônico”.
Bom dia! “Só se for pra você”…
Essa é sempre a resposta. Por sinal, bastante familiar para mim.
Quando iniciei no mercado financeiro trabalhei com um “mau-humorado”. Não importava se a notícia era boa ou ruim, a resposta, (quando havia) era sempre em tom de reclamação ou resmungo.
Essa situação me deixava em estado de alerta frequente. Eu pisava em ovos o dia inteiro e torcia para ele ter agenda em outros estados e viajar.
O mau humor dele era crônico e estava afetando o meu humor. A produtividade também, pois a disposição dele para colaborar era zero.
Como lidar com um “mau-humorado crônico no trabalho?
Algumas iniciativas me ajudaram a lidar com mal humorados no trabalho. Se esse for o seu caso, talvez possa ajudá-lo:
1. Não pergunte se ele(a) está bem
Quando alguém parece mau humorado, a reação da maioria das pessoas é perguntar: “está tudo bem?” ou “posso ajudar?”, pois entendem que o colega está passando por algum problema e precisa de ajuda.
Entenda, o mau humorado crônico é diferente do aflito, motivado por alguma situação justificada. Portanto, não se envolva. Não tente forçá-lo a conversar ou animá-lo.
Resista ao impulso, pois isso pode fazer com que ele se sinta questionado ou pressionado e fique pior. Se ele quiser falar com você sobre o que está acontecendo, ok, mas deixe que a iniciativa seja dele.
2. Não leve para o lado pessoal
Um dos melhores conselhos que recebi na época: “se a pessoa é mau-humorada, o problema é dela, não seu. Saber disso não resolve a questão, mas certamente libera você da responsabilidade de soluciona-la.
E mesmo que você tenha provocado alguma situação, mau humor não vai resolvê-la, e gastar tempo e saúde com isso é um desperdício.
3. Mantenha distância segura
Estar perto de um mau-humorado crônico não é divertido, quanto mais trabalhar com ele dividindo sua negatividade. O que você realmente precisa é de paz e distância segura para tocar a sua vida sem que ele faça parte dela diretamente.
Se precisar de algo dele, seja breve e direto ao ponto. Se possível, evite falar, envie um e-mail. Pode ser mais fácil para ele e, certamente, menos desgastante para você.
4. Preserve o “seu” bom-humor
Cuidado para não contrair mau-humor crônico! De acordo com dados publicados pela Fast Company, “a grosseria no trabalho se alastra como doença”.
“Num estudo da Universidade da Flórida, foi pedido aos participantes que assistissem a dois vídeos. Em um deles, dois colegas de trabalho interagem de forma educada; no outro, dois colegas interagem com grosseria. Após os vídeos, os participantes deveriam responder a um e-mail que nada tinha a ver com os vídeos, mas um havia sido escrito num tom educado e o outro grosseiro. Aqueles que tinham visto o vídeo com grosserias estavam mais propensos a responder de forma hostil, enquanto aqueles que tinham visto o vídeo educado se mantinham neutros, independentemente do tipo de e-mail. Ou seja, o simples ato de observar um comportamento grosseiro nos incentiva a reproduzi-lo.”
Mau-humorados crônicos no trabalho é uma realidade, e compartilhar com eles o mesmo ambiente é extremamente desagradável. Portanto, não permita que a influência negativa de um colega mau-humorado crônico contamine a sua personalidade.
4- Seja emocionalmente Inteligente.
Para lidar com pessoas mal-humoradas no trabalho, o segredo é e usar a Inteligência Emocional e não se deixar levar por elas. Pessoas com Inteligência Emocional desenvolvida são naturalmente “blindadas” contra o mau humor, e conseguem evitar que o desequilíbrio emocional dos mau humorados crônicos, interfira na sua rotina de trabalho.
Lembre-se, a tempestade é dele, não sua. Na medida do possível, mantenha distância segura para não fazer parte dela.
Waleska Farias
Mentora de líderes, Estrategista de Marca Pessoal, Carreira e Reputação
Waleska Farias
Liderança Integral, Marca Pessoal, Carreira e Reputação.
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