Talvez o problema quanto à sustentabilidade nas empresas não deva ser atribuído diretamente ao líder, mas, resolvê-lo, certamente, é sua responsabilidade.
A pandemia mudou drasticamente agenda dos líderes. Frente aos apelos de um mundo frágil e incerto, moldado pelas marcas desses novos tempos, surge a necessidade de um novo estilo de liderança que torne a sustentabilidade uma prioridade nas empresas, em resposta à crescente pressão social para que seja preservada na gestão dos negócios a interseção entre “pessoas, planeta e lucro”.
Sob essa perspectiva, liderar ganha cada vez mais o sentido de imaginar e antecipar o futuro, e as lideranças, em posição estratégica, têm um papel fundamental a desempenhar. É esperado dos líderes que compreendam essa nova dinâmica e assumam a responsabilidade pelo modo como suas decisões impactam o ecossistema do negócio, considerando, além da maximização dos lucros, todas as partes afetadas pelas ações que executam: clientes, colaboradores, comunidade e meio ambiente. Aqueles que não integrarem essas três dimensões do desenvolvimento sustentável, pensando no futuro das empresas, mas também da humanidade e do planeta, como estabelece a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), vão ter dificuldade de atrair investidores e reter talentos.
Com esse pano de fundo, a continuidade das empresas vai depender de líderes com visão estratégica aderente às tendências do novo contexto, que consigam equilibrar as prioridades de curto e longo prazo e criar valor tanto dentro quanto fora das mesmas. Visto que a forma como o líder articula seus critérios de liderança tem desdobramentos que impactam a economia global, algumas características são requeridas no perfil dessa nova marca de lideranças responsáveis por manter as pessoas, o planeta e a atratividade do negócio em harmonia:
1- Mentalidade flexível. Capacidade de formar novos critérios e operar de acordo com as novas lógicas, alternando rapidamente entre a visão micro e macro dos processos conforme exija o contexto;
2- Consciência socioambiental. O firme compromisso de atingir as metas, associando no resultado final: pessoas, planeta e lucro;
3- Construção de relacionamento. Habilidade para construir relacionamentos produtivos e longevos com todas as partes envolvidas nos projetos;
4- Ressonância de propósitos. Senso de propósito ressonante com as diretrizes da empresa, favorecendo a implementação de ações sustentáveis;
5- Forçar a curva da inclusão e da diversidade. Promover a cultura da empresa e estimular ações inclusivas como um princípio da liderança sustentável e um valor da empresa, aumentando a sua reputação e competitividade.
6- Aprendizagem contínua. Quanto mais vasto o conhecimento, maior o repertório para processar e responder rapidamente às mudanças radicais de cenário.
7- Experiência multifuncional. Ter uma visão geral do contexto, clareza da diversidade de interesses e das habilidades e experiências dos envolvidos que se dispõem a trabalhar juntos em prol de um objetivo comum;
8- Pensamento a longo prazo. Contrário à cultura do imediatismo, ajuda a visualizar as perspectivas futuras e antecipar as prováveis mudanças econômicas e socioambientais;
9- Curiosidade intelectual. Cultivar o interesse pela variedade de temas, não se restringindo às informações específicas da área de atuação, favorece à diversificação de experiencias e potencializa a capacidade de processar e dispor do conhecimento de várias formas.
Na esteira da sustentabilidade, não cabe a quem toma decisões, arbitrar suas ações sem pensar no futuro, como se houvesse outro planeta para onde ir. Os líderes alinhados às marcas do novos tempos, são conscientes e comprometidos com um quociente de contribuição. Equilibram as necessidades sociais, ambientais e econômicas e agregam valor às relações de trabalho por tratar a sustentabilidade nos negócios como uma estratégia, não apenas como uma pauta de conformidade. Essa é a marca e o legado daqueles que abraçam a liderança como missão de harmonizar pessoas, planeta e negócio, abrindo caminhos para um futuro sustentável.
Waleska Farias
Liderança, Carreira e Imagem.