Lições de um bom líder
É comum encontrar em ambientes corporativos líderes despreparados, que cometem sucessivos equívocos que os distanciam de suas equipes e atrapalham a produtividade. O personagem Michael Scott, da série The Office, é um exemplo de como um líder não deve agir. Egoísta, centralizador e inseguro, Scott tumultua o ambiente com suas atitudes e confunde a equipe.
Para não repetir os erros de Scott, anote as dicas da coach e consultora de carreira e imagem Waleska Farias:
- Saber se o objetivo do colaborador converge com a visão de futuro da empresa. Direções diferentes frustram expectativas e comprometem os resultados.
- Observar as necessidades de cada colaborador para então traçar o plano de desenvolvimento profissional e esclarecer sobre suas responsabilidades.
- Filtrar as informações antes de repassa-las à equipe é função do líder. Níveis hierárquicos correspondem a responsabilidades e nível de maturidade distintos.
- Jamais colocar um colaborador contra o outro para suscitar concorrências desleais que favoreçam seus resultados.
- Não aterrorizar a equipe com ameaças vazias caso não façam o que está sendo solicitado.
- Nem em pensamento privilegiar um colaborador por “dedurar” os demais da equipe. Esse é o primeiro passo para desagregar todo o grupo.
- Jamais prometer e não cumprir.
- Colocar a “culpa” dos erros na equipe sem assumir a responsabilidade em conjunto.
- Delegar tarefas para que seus colaboradores possam desenvolver-se e crescer na empresa.
- Saber o que motiva cada um dos colaboradores para oferecer o desafio a cada um.
- Construir, prioritariamente, um vínculo de confiança com a equipe.
- Reconhecer e recompensar as conquistas de seus liderados
- Liderar pelo exemplo e jamais pela força.
No workshop Liderança Integral: Programa para capacitação de gestores, Waleska Farias capacita o profissional para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao perfil das novas lideranças, como solução para os problemas de gestão decorrentes das relações interpessoais nas empresas.