Autoconhecimento é requisito indispensável para uma boa liderança

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral mostrou que, para liderar uma equipe, um gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. O levantamento, feito com 1.200 empresários de todo o Brasil, considerou os principais traços que devem marcar os líderes de negócios baseado em conceitos de dois autores da área, Daniel Goleman e Richard Boyatzis. O estudo também apontou competências básicas para o profissional nesta posição, desde a necessidade de boa comunicação até a aptidão de orientar a equipe para a capacitação.

Segunda a coach e consultora de carreira e imagem Waleska Farias, a busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior para descobrir quem você é. “Através do autoconhecimento, vem a confiança necessária para liderar. É preciso saber, também, que pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e, por isso, o líder precisa ser flexível e assertivo nas suas posições”, afirma.

Com o objetivo de conhecer o perfil dos líderes empresariais brasileiros, a pesquisa elencou, ainda, os pontos que mais precisam de atenção para desenvolver esta competência. Os mais citados foram o autoconhecimento, a capacidade de formar seus sucessores, a comunicação e o equilíbrio emocional, principalmente, diante de situações de pressão e stress.

“O êxito das nossas iniciativas pessoais e profissionais depende diretamente do conhecimento sobre o que nos motiva e limita”, lembra Waleska. Nesse contexto, os líderes têm recorrido cada vez mais aos recursos do coaching, mentoring e até mesmo através de leituras que promovam questionamentos e suscitem respostas condizentes com quem são e com o que, realmente, querem conquistar.

Conheça mais sobre o trabalho de coaching e formação de líderes desenvolvido por Waleska Farias.

Compartilhe com seus amigos

MANTENHA-SE ATUALIZADO
Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos e programação de eventos.

TREINAMENTOS RELACIONADOS