“Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum.
Quem não define como vai, corre o risco de não sair do lugar”.
1- DEFINA SUAS METAS:
- Elabore um plano de ação e liste seus objetivos
- Relacione-os conforme o grau de importância
- Estabeleça prazo para executá-los
- Seja realista quanto à viabilidade dos seus objetivos
- Antecipe possíveis obstáculos e pense nas soluções
- Acompanhe, diariamente, os resultados
2- ORGANIZE-SE:
- Programe-se com antecedência e agende todos os seus compromissos
- Mantenha sua agenda, sempre, atualizada
- Execute suas tarefas conforme lista de prioridades
- Certifique-se quanto ao envolvimento de terceiros nos processos e evite surpresas desagradáveis
- No caso de alterações ou imprevistos, refaça sua agenda e comunique a todos os envolvidos
- Avalie se existe desperdício de tempo com ações desnecessárias
3- POSICIONE-SE:
- Saiba quando e como dizer “não” sem causar desconfortos
- Situe-se diante das situações de forma consciente
- Aprenda a delegar e compartilhar conforme a necessidade
- Crie alianças e trabalhe bem em equipe
- Não perca seus objetivos de vista e atualize, com frequência, seu plano de ação
- Não crie o hábito de desistir dos seus objetivos e não deixe nada pela metade
- Elimine comportamentos negativos e ações improdutivas
- Registre as evoluções no seu plano de ação e celebre as conquistas.