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PAG – Programa Acelerador de Gestor PAG – Programa Acelerador de Gestor

“86,6% dos novos gestores têm receio diante do desafio de Desenvolver Pessoas. ”.
Folha de São Paulo – Emprego e Carreira

CONCEITO

Assumir a posição de líder é um privilégio, mas também um desafio e, certamente, um momento marcante na carreira do profissional, pois as primeiras experiências moldam características e norteiam direções, formatando a medida de quem se dispôs a abraçar a liderança como propósito profissional.

Mas, nem sempre o conhecimento que transforma o indivíduo em profissional bem-sucedido basta para fazer deste um bom líder. Na posição de gestor as tomadas de decisões demandam habilidades e disposições, as quais nem todos trazem como talento nato. É necessário desenvolver musculatura emocional e competências de gestão para que as novas lideranças estejam aptas a assumir responsabilidades, superar obstáculos, tomar decisão e, principalmente, trabalhar a “autoliderança”, como princípio básico de desenvolver pessoas não apenas pelo discurso, mas pela relevância do próprio exemplo.

OBJETIVO

O PAG - Programa Acelerador de Gestores – tem como propósito dar suporte às empresas na capacitação dos seus novos líderes através de conceitos e ferramentas específicas, promovendo aos participantes consciência da necessidade de alinhar cultura, negócio, relacionamento e resultado na criação de um referencial de conduta em melhoria da sua estratégia de gestão.

METODOLOGIA

  • seta Sensibilização: palestra de apresentação do Programa, objetivos e fases estimulando o engajamento dos participantes neste processo de desenvolvimento.
  • seta Expositiva/ participativa: ações de treinamento com apresentação dos conceitos que fundamentam as temáticas que serão abordadas no Programa.
  • seta Vivencial: Dinâmicas com proposições de reforço para transformar conhecimento técnico em aprendizado prático.
  • seta Teste Adaptado: Aplicação do teste adaptado de Dominância Cerebral (HBDI) - Estilos Comportamentais – como recurso de autoconhecimento (autoliderança) – permitirá aos participantes avaliar de forma sistematizada suas competências e seu potencial de realização, promovendo seu autodesenvolvimento em consonância com as necessidades da equipe e diretrizes da empresa.
  • seta Pre-work: Autoconhecimento: A Justa Medida do Líder (Capitulo III do Livro “O Líder Integral”).

VALOR AGREGADO

seta Capacitação dos gestores a partir de abordagens e métodos efetivos do modelo de *liderança Integral como alinhamento estratégico da gestão de processos e pessoas na construção de um referencial que permita a entrega dos resultados pela ação conjunta do líder e seus colaboradores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I (6 horas):
Parte 1 - Abertura/Sensibilização

  • Gestão nos Novos tempos (modelos de gestão)
  • Cultura, Pessoas e Negócio
  • Ambiente: Clima Organizacional
  • Liderança “personalizada”
  • Premissas básicas da liderança
  • Competências de Gestão (desempenho)
  • Habilidades sociais do líder

Parte 2 - Aplicação e Devolutiva do Teste Autoconhecimento (Perfil Comportamental)

  • Pre-work: Autoconhecimento: A Justa Medida do Líder (Capitulo III do Livro “O Líder Integral”).
  • Assessment: Autoconhecimento e Estilos Comportamentais (HBDI)
  • Exposição “O princípio da liderança começa na autoliderança”.
    (Autopercepção / Percepção do entorno / Ação refletida)
  • Devolutivas (grupo)

Módulo II (6 horas):
Parte 1

  • Liderança Integral:
  • Autoliderança: A Formação do Líder
  • “Triplo A”: Autoconhecimento e Autogestão
  • Líder: Influência e Poder
  • Visão
  • Comunicação
  • Posicionamento do líder
  • Interação com a equipe
  • Comunicação Consciente: A Voz das Lideranças
  • Comunicação personalizada (interface humana)
  • 3Vs
  • Escuta Ativa
  • Feedback
  • Gestão de Conflito

Parte 2

  • Gestão de Equipes
  • Variáveis de eficácia
  • Papéis e competências do líder
  • Liderança situacional e seu impacto no desenvolvimento da equipe
  • Maturidade de trabalho X Maturidade psicológica
  • Tempo X Preferencias do Líder
  • Entre Pessoas e Processos
  • Valores e Competências da Liderança (Aderência/Compromisso)
  • Plano de Desenvolvimento do Líder (PDL):
  • Definição do Objetivo (Habilidade da Liderança) Visualização dos obstáculos
  • Antecipação das soluções
  • Elaboração das Ações estratégicas (Rotina)
  • Mentoria
  • O Líder-Mentor

Módulo III: (30 dias após o 2º. Módulo)
Parte 1 - Resgate do PDL – “Peak Performance X Gaps de gestão”

  • Gestão de Mudança (sensibilização do grupo)
  • Adaptação à mudança (QA)
  • Pontos cegos da liderança (estilo de gestão)
  • Resiliência
  • Talentos X Pontos de melhoria (prática - conectando os pontos)
  • Exposição de trecho de filme– Contextualização / Premissas da Liderança
  • Team Building – Experiências dos participantes na implementação do PDL no dia-a-dia.
  • Percepções e Perspectivas (Condicionamento -QQMA)
  • Identificação das Conquistas (Peak Performance)

Parte 2 - Redefinição do PDL

  • Elaboração e consolidação do novo plano de ações em linha com as novas percepções e diretrizes
  • Accountability (Responsabilidade Pessoal)
  • Atitude Positiva

(11) 3443 - 9911
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NDH Waleska Farias

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