Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Procura-se Mercado Evoluído Desesperadamente Procura-se Mercado Evoluído Desesperadamente

Uma busca interminável pelo reconhecimento dos valore$ da comunicação.

Quem aí se lembra do filme “Procura-se Susan desesperadamente”? Se você é da geração y não vai lembrar. Afinal, quando foi lançado nos cinemas os y’s ainda engatinhavam. Mas o filme foi um clássico do cinema que levou às telonas uma loira cheia de personalidade que ainda hoje embala, dita tendências e influencia comportamentos. A moça, agora com mais de 50 anos, é ninguém mais, ninguém menos que Madonna.

Mas o que o filme da Rainha do Pop tem a ver com o texto? Uma referência conceitual. Nele encontrei inspiração pra chegar a um título que também fala de busca desesperada, não por Susan, mas sim por um mercado mais inteligente e claro, menos prostituído para os profissionais de comunicação do interior e pequenos centros.

Ou seja uma jornada que está longe de chegar ao fim, já que no interior, apesar da evolução cultural junto aos avanços tecnológicos e estratégias de branding e marketing, a maioria dos empresários, investidores rurais e políticos continuam cultivando a percepção que comunicação é um artigo adicional, e não vital para a conquista de bons negócios.

Um reflexo claro da baixa oferta praticada pelos próprios profissionais de comunicação que se vêm obrigados a lançarem mão do valor real de seus serviços em nome da sobrevivência. Isso acontece principalmente se o profissional é universitário, recém formado e jovem da geração Y e X. Claro que esse perfil não é uma regra que aponta quem está fazendo o “pioramento” do mercado e inibindo as grandes oportunidades de trabalho.

O que estamos vendo hoje é um paradoxo, torpe, mas promissor. Só precisamos saber como usar este “promissor”. Afinal a comunicação brasileira vive o seu melhor momento. Isso graças ao crescimento da nova classe média, do aumento do consumo, das novas tecnologias da informação, dos avanços em comunicação digital e da presença que o Brasil vem desempenhando no mundo com suas ideias e soluções criativas.

Agora resta ao profissional algumas responsabilidades se quiser contribuir com a mudança deste contexto e aproveitar o crescimento da propaganda pra traçar um futuro de sucesso. A primeira e mais importante é refletir se ele é um dos comunicadores que presta seus serviços com preços abaixo da tabela. Criar sua tabela de serviços com pesquisa.Ter um plano de carreira. Saber em que nível o seu potencial se encaixa. Porque ele irá determinar o valor do seu passe. Nunca se mostre impressionado, isso limita o seu valor.

Pense nisso. O mercado e seus colegas agradecem.

Juliana Talala
Jornalista, redatora publicitária e blogueira.

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »