Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Responsabilidade X Culpa Responsabilidade X Culpa

Tenho debatido muito em consultório que existe diferença entre essas duas palavras. Muitos não acreditam e quando os chamo para se responsabilizarem por suas vidas, o que fazem é sentir um enorme desconforto utilizando a palavra culpa. E para boa parte dos meus alunos esses vocábulos são sinônimos. Na minha perspectiva não são!

Responsabilidade é uma habilidade, uma capacidade de responder e agir diante algo. E culpa é um sentimento depreciativo de si mesmo. Uma crítica acusatória de si e de seu comportamento. A responsabilidade dá liberdade e força para lidar com as circunstâncias porque diz que fomos nós mesmos que as criamos ou ajudamos a criar. A culpa nos tira força e nos joga numa posição de vítima de nós mesmos. Ela pede punição e dor, mas não oferece criatividade para reparar o que por ventura ficou mal arrumado.

Estamos numa era de auto responsabilidade, precisamos entender que somos nós mesmos que criamos os eventos de nossas vidas através de várias escolhas anteriores, em sua maioria, inconscientes. Vamos seguindo como cegos ao longo da vida, inconseqüentes, acreditando que não somos nós que materializamos as circunstâncias vividas. Dessa forma vamos montando ao longo da vida situações que às vezes são bem desagradáveis, daí culpamos Deus, os outros e por fim nós mesmos e ficamos apenas rancorosos e ressentidos sentindo fraqueza, pois culpa suga toda nossa energia. Mas não mudamos nada, pois achamos que não está em nossas mãos fazer mudanças.

A responsabilidade diz que temos poder de criar e “descriar”, de modificar ou restaurar. Ela nos dá força e criatividade para escolher novos rumos e lidar com as consequências das escolhas passadas, pois ela vem com consciência dos atos e opções. Dói muito menos e passa mais rápido.

Observe suas escolhas, assuma responsabilidade por elas e pelas conseqüências vindas daí e verá que com o tempo se sentirá mais forte para mudar sua própria vida.

Blog Múltiplas Realidades

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »