Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Você Precisa Tanto Assim Ser Você Mesmo? Você Precisa Tanto Assim Ser Você Mesmo?

Uma reunião de trabalho com Pablo Aversa, coach executivo, foi enriquecida pela pergunta acima que estava em um texto de outro coach que compartilhava sua experiência com o diretor de uma grande empresa.

Dizia este diretor que poderia dar o feedback a seus pares e subordinados de forma mais calma, usando um volume de voz mais baixo, evitando os palavrões e sendo mais claro. Perguntado por que não fazia isto, respondeu: “porque aí não seria eu mesmo!”. Provavelmente não seria só ele a dar esta resposta. Na sequência a indagação que o coach lhe fez foi: “Você precisa tanto assim ser você mesmo?”
Boa pergunta!

Lembrei-me de vários eventos que presenciei ao longo das semanas recentes: Empresas que estão sendo processadas por assédio moral porque um de seus gestores constrangeu seus subordinados. Também de um empresário que adora tomar cerveja com amigos no começo da noite, o que não seria um grande problema, exceto pela ausência de amigos. E saindo da esfera profissional lembrei-me de pessoas que constatam estarem sós e não o desejam.

É uma questão instigante: Por que será que as pessoas têm tanta necessidade de serem elas mesmas se ao fazerem geram experiências empobrecedoras para si e principalmente para aqueles a sua volta?
Se alguém deseja uma experiência serena, não deveria ser ela própria a fonte de sua serenidade? Se deseja uma experiência de respeito, não deveria exercitar o respeito? E assim por diante? Isto exige treino e amadurecimento.

Considere como possibilidade que declarar “eu sou assim mesmo” é apenas uma forma de pedir licença para ser desagradável, inconveniente e constrangedor para aqueles que o cercam - inclusive e principalmente para aqueles que lhe são caros, para as pessoas que você ama. Os resultados são a vida que produz.
Afinal, você precisa tanto assim ser você mesmo?

Sílvio Celestino é executivo e empresário, fundador da Enlevo – Treinamento para Líderes -, Senior Partner da Alliance Coaching e Vice-Presidente do Chapter São Paulo da Federação Internacional de Coaches. Atua como coach de presidentes, VPs, diretores, CEOs e gerentes de organizações na América Latina, Europa, África e Austrália
Twitter: @silviocelestino
www.silviocelestino.com.br

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »