Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



A Força da Geração Y A Força da Geração Y

“Você tem inteligência emocional?” O que isso tem a ver com a geração Y?

Quando recebi o convite da minha amiga Waleska Farias para escrever um artigo sobre a Geração Y fiquei bastante entusiasmado, pois admiro muito as características destas pessoas, porém levei um tempo até conseguir colocar no papel todos os pontos que acho relevantes sobre o tema.

Durante este tempo recebi um artigo da HSM com o seguinte título: “Você tem inteligência emocional?” onde o coach Carlos Cruz comenta sobre a necessidade de manter o equilíbrio emocional em várias circunstâncias. O que este artigo tem a ver com a geração Y?

Bem, esta geração veio para mudar o mundo corporativo, são jovens dinâmicos com muito conhecimento técnico, e não abrem mão de fazer o que gostam, além disso são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, lidam muito bem com trabalho em rede e no computador fazem milagres, estão familiarizados com as mais diversas plataformas digitais e utilizam isto com uma habilidade brilhante, geralmente na minha geração X (1965 a 1977) dizemos que estes jovens já vieram equipados com um “chip” que outras gerações tiveram que implantar.

Estas características acima são fantásticas e quando analisamos apenas este lado da questão, podemos dizer que esta é a cara do profissional do futuro e não há nada que eles não possam fazer.

No meu ponto de vista existe um aspecto importante a ser ressaltado: estes jovens estão chegando ao mercado de trabalho, mas ainda não detém vivência. Diferente de gerações passadas, eles não têm muita paciência para esperar, chegam negociando a sua próxima promoção, são incisivos nesta questão. E penso que é nesta questão que está centrada a importância da inteligência emocional, enquanto diferencial de conduta.

Acredito que esta é uma questão para a qual o RH das empresas deverá atentar, pois não tenho dúvidas de que é possível surgir daí uma enorme sinergia entre as pessoas que detêm mais experiência e a geração Y. Quem souber usar esta combinação de gerações terá uma vantagem competitiva sobre as demais empresas.

Tenho certeza que as empresas terão dois momentos para comentar: Antes da Geração Y e depois dela.

Viva a geração Y.

Alexandre Silva
Comunicação & Marketing
Autor do Blog Gravata Solta

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »