Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Feedback: Instrumento para a melhoria da performance Feedback: Instrumento para a melhoria da performance

O feedback é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de um líder. No entanto, muitas vezes, esse momento é um desafio. Para transformá-lo em uma oportunidade de melhoria da performance da equipe é preciso estar bem preparado.

O primeiro passo é reservar um ambiente adequado e sem interrupções (ligações telefônicas ou salas com grande circulação de gente) para fazer a devolutiva. Prepare-se com calma, assinale os pontos críticos, pense no que irá dizer e exemplificar para a equipe. Esteja preparado, também, para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Antes de começar a conversa, faça uma breve introdução para descontrair o ambiente. Depois, lembre que o objetivo de um feedback é discutir construtivamente áreas de desenvolvimento.

O feedback deve referir-se a comportamentos específicos, não genéricos. Quanto mais precisa for a informação sobre um comportamento em particular, mais efetiva ela é. Não rotule, exemplifique. "É crucial que fique claro o impacto negativo do comportamento, o qual deve ser sempre ilustrado com uma cena ocorrida para que a pessoa que recebe o feedback possa visualizar com clareza o padrão a ser evitado. Contra fato não há argumento", indica a coach e consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias.

Lembre-se de que um feedback efetivo equilibra imparcialidade e compaixão. Se você for muito direto, de uma maneira insensível, pode afastar as pessoas de modo que elas não consigam ouvir a sua mensagem. Seja honesto de uma maneira que dê apoio sem ser paternalista. “É fundamental construir um vínculo que gere credibilidade para que a mensagem possa ser compreendida e acolhida”, lembra Waleska.

Waleska também ressalta a importância de oferecer ajuda e indicar recursos que contribuam para que o objetivo final seja alcançado. “Sugerir as ações cabíveis para a melhoria dos pontos de falha ajuda a construir um vínculo entre o líder e a equipe”, diz.

Os papéis e as competências que um líder deve ter são alguns dos pontos abordados no workshop Liderança Integral: Programa para capacitação de gestores, ministrado por Waleska Farias.

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »