Waleska Farias - Gestão de carreira e imagem



Inovação e Empatia Inovação e Empatia

Independente de sua área de trabalho, se você é um profissional minimamente informado já deve saber que inovação é um “ativo” cada vez mais necessário nas empresas. Inovação é a palavra da moda, a bola da vez, o pote de ouro do atual cenário corporativo.

Há uma relação direta entre inovação e o profundo entendimento do ser humano. Inovação é valor percebido. É algo que transforma a vida das pessoas. Produtos e serviços inovadores só são possíveis quando nos colocamos no lugar das pessoas que irão usá-los.

Inovação, portanto, não tem relação com tecnologia. Precisamos entender de pessoas! E para entendermos de pessoas precisamos exercitar uma habilidade essencial: A empatia.

Veja a definição de Empatia segundo o psicólogo Friedrich Dorsch:
“propriedade de reviver as vivências de outras pessoas, especialmente seu estado emocional; capacidade de situar-se em seu lugar, de compartilhar seus sentimentos através da percepção de sua expressão, por haver experimentado com outras pessoas a mesma situação ou por ter conhecimento de seu estado psíquico.”

A empatia é uma habilidade mental intimamente relacionada com os centros emocionais do cérebro. Em outras palavras, empatia é, acima de tudo, se importar com as pessoas.

A habilidade empática é importante em nossa vida pessoal e profissional, e para as empresas é um diferencial estratégico fundamental na capacidade de gerar inovações.

Se você pretende inovar em seu negócio precisa antes se perguntar se está realmente preparado. Como consumidores, presenciamos constantemente a falta de preocupação das empresas em atender bem seus clientes.

Esse é um reflexo de uma cultura de competitividade herdada da era Industrial. A cultura de inovação, tão necessária na atual Sociedade do Conhecimento, demanda uma “lição de casa”. Interagir, entender e, principalmente, se importar com as pessoas.

Você já fez sua lição de casa hoje?

 

Maurício Gouvea

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
cadastre-se e receba nossas novidades »